O Arapuá🌵





@Arysson Soares

Mexendo aqui nos baús da saudade e vem uns escritos de Ramiro Dantas repassando o seguinte :

A Fazenda Arapuá, no município de Serra Negra do Norte, foi o primeiro empreendimento rural implantado na região do rio Espinharas.

O grupo de “batedores”, reunidos em Pombal/PB (anteriormente chamava-se ”Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó”) dividiu-se em dois grupos: Theodósio de Oliveira Ledo partiu para desbravar a ribeira do Piranhas e Sebastião, seu irmão, cuidaria do rio dos Pinharas. Theodósio começou pelas nascentes e, ao chegar à junção do Piranhas com o Pinharas (o Gancho de Regina, hoje Barra de São Pedro), encontrou o seu irmão Sebastião, que havia chegado antes. Certamente encantou-se com as terras da região e tratou de situar ali, uma fazenda, próximo à serra do Arapuá. 

Ainda não foram encontrados documentos relativos à implantação dessa fazenda (tudo indica que foi no final do Século 16). Só foi localizada uma Escritura Pública passada em 23 de setembro de 1730, quando a essa foi adquirida por Manoel Pereira Monteiro, o fundador de Serra Negra. A partir daí, a Fazenda Arapuá passou para o patrimônio dos Pereira Monteiro e por uma série de inventários chegou às mãos de Júlio Faria & familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientações Para A Vida

Silhão? Cultura Nordestina