2ª edição da Festa do Cavalo ratifica esforço do Governo para valorizar a equinocultura no RN
O Evento segue até o próximo domingo (30) com entrada gratuita e uma extensa programação que inclui campeonatos, exposição de animais e cursos_
Um solenidade realizada na noite desta quinta-feira (27), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, marcou a abertura oficial da 2ª Festa do Cavalo. A abertura contou com a participação de autoridades, representantes de entidades ligadas ao setor de equinocultura, além de criadores e produtores de cavalo. O evento, que segue até o próximo domingo (30) tem entrada gratuita e uma extensa programação.
Representado a governadora do Estado, a professora Fátima Bezerra, o secretário Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN), Guilherme Saldanha, destacou a importância cultural e econômica da Festa do Cavalo. “O Cavalo tem grande significado na nossa cultura, tradição, nos negócios e nas atividades econômicas. No Rio Grande do Norte, atividades ligadas à equinocultura movimentam mais de R$ 100 milhões por ano, incluindo vaquejadas, provas equestres, cavalgadas, entre outros. E a Festa do Cavalo vem exatamente para ratificar o nosso entendimento da importância que há em valorizar esse setor”, declarou Saldanha.
Para o presidente da Associação Norte Riograndense de Criadores (Anorc), Matheus França, a 2ª Festa do Cavalo também é um momento para movimentar o Parque Aristófanes Fernandes. “Mais uma atividade, uma atração para movimentar o Parque durante o ano. Um momento que se soma à nossa tradicional Festa do Boi e que reafirma a extrema
Importância da equinocultura para o setor rural”, disse.
Também presente à solenidade de abertura, a presidente do Núcleo de Criadores do Mangalarga Marchador do RN, Clébia Felix, ressaltou que as expectativas para esta segunda edição da Festa do Cavalo são as melhores. “Apesar de ser apenas o segundo ano, conseguimos trazer uma quantidade de expositores bem maior que o ano passado. A qualidade dos animais também melhorou. E a nossa expectativa é de consolidação da festa do cavalo”, enfatizou.
A Festa do Cavalo está inserida no Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2023, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape RN) e em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores (Anorc), a Federação da Agricultura do RN (Faern), o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), o Núcleo do Mangalarga Marchador, a Associação Norte Riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM) e Associação Norte Riograndense de Hipismo.
Comentários
Postar um comentário